ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novartis responde: Tenho uma vaca que apresenta mastite fúngica por candida spp em 3 tetos. Posso tratar essa vaca com a Vetimast VL?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 10/03/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0

Um usuário do MilkPoint entrou em contato com a Novartis com o seguinte questionamento: "Tenho uma vaca que apresenta mastite em 3 tetos. Fiz o exame cultura e antibiograma do leite e o resultado foi mastite fúngica por candida spp. Posso tratar essa vaca com a Vetimast VL?"

Confira a explicação de Octaviano Alves Pereira Neto, Médico Veterinário, Mestre em Produção Animal e Gerente Técnico da Linha de Bovinos - Novartis Saúde Animal

"O Vetimast VL destina-se sim ao tratamento de vacas com mastites causadas por fungos e leveduras, como a que menciona em sua mensagem.

É interessante que seu relato corresponde a vários outros que estamos recebendo, que apontam um avanço deste tipo de mastite entre os rebanhos leiteiros do país (ou o diagnóstico melhorou).

Abaixo disponibilizo um trabalho publicado em 2008 no Brasil e que demonstra este fato.

Uma das causas deste avanço, apontada pelos autores é o uso indiscriminado de antibióticos, o que pode alterar o equilíbrio da flora microbiana e propiciar a multiplicação de fungos. Alguns destes microrganismos inclusive se multiplicam usando o antibiótico como fonte de alimento (os produtos são específicos e antibacterianos não matam fungos ou leveduras).

Como nem sempre é possível realizar os testes que menciona, a inclusão do miconazol na formulação (como é o caso do Vetimast PLUS) previne que fungos e leveduras se multipliquem de forma oportunista.

O tratamento com Vetimast PLUS VL deve ser feito por dois a três dias, com a aplicação de uma bisnaga por teto afetado após cada ordenha. É fundamental esgotar bem o teto, inclusive usando ocitocina injetável para estimular o máximo de excreção do leite.

Como pode ver é um tratamento bastante intenso, então responda essas perguntas:

Qual o nível de produção de sua vaca no momento?
Qual o estágio da lactação que se encontra?
Vale a pena mante-la em ordenha ou seria mais interessante secá-la?

Esta vaca é uma fonte de infecção para as demais, pois pode contaminar a ordenhadeira e as mãos do operador, favorecendo a transmissão às vacas sadias (ou mesmo portadoras de mastites bacterianas, complicando o caso).

Se decidir secar, recomendo o uso de Vetimast PLUS VS, destinado às vacas em secagem. Ela deve ser bem esgotada e aplicada uma bisnaga por teto (inclusive o sadio). O prognóstico é que no próximo parto o problema esteja resolvido.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures