ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Milk-Sacc: Como melhorar a saúde e produção das vacas leiteiras?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 29/08/2011

3 MIN DE LEITURA

1
1

Amaury Valinote

Zootecnista. Doutor pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Gerente de Yea-Sacc da Alltech do Brasil.


O que é Yea-Sacc? Qual é a diferença da levedura utilizada no produto?

Amaury Valinote: O Yea-Sacc é a cultura da levedura viva Saccharomyces cerevisae cepa 1026. Este produto melhora o ambiente ruminal promovendo melhor aproveitamento do alimento, aumentando o desempenho com melhor eficiência alimentar, evitando os desperdícios de nutrientes. A cepa 1026 foi a escolhida pela Alltech para alimentação animal por ser a que possui as melhores características para o melhor desempenho. Segundo as últimas meta-análises (estudos científicos que avaliam uma grande quantidade de pesquisas sobre um tema) a cepa 1026 é a mais estudada tendo, sozinha, aproximadamente metade das pesquisas publicadas sobre levedura para alimentação animal.

O Yea-Sacc melhora o ambiente ruminal, porque isso é importante?

Amaury Valinote: O Yea-Sacc promove a remoção de oxigênio no rúmen que é prejudicial para os microrganismos que degradam o alimento. Além disso, a cepa 1026 produz alguns co-fatores de crescimento microbiano que estimulam as bactérias que consomem o ácido lático, contribuindo significativamente no combate à acidose ruminal, tanto clínica quanto subclínica. Outro ponto muito importante é o fato de estimular as bactérias que degradam a fibra aumentando o desempenho de animais à pasto. Dessa forma, a melhora do ambiente ruminal é a chave para aproveitar melhor o alimento, aumentando a produção e melhorando a conversão alimentar.

Quando o produtor deve utilizar o Yea-Sacc?

Amaury Valinote: Em todas as fases da produção, pois o Yea-Sacc melhora a conversão alimentar transformando o alimento em mais carne, mais leite e mais bezerros, com isso o produtor aumenta sua produção com menor custo. Na fase de cria, ou de reprodução, os animais precisam de boa condição corporal, o Yea-Sacc auxilia nisso. Na recria o animal precisa de nutrientes para crescer, o Yea-Sacc faz com que o animal aproveite mais nutrientes do mesmo alimento. Na fase de engorda ou de produção de leite o animal precisa de muita energia e de se proteger de distúrbios devido a alimentação que costuma ter mais concentrado, o Yea-Sacc permite que os microrganismos do rúmen extraiam mais energia da fibra e previne os problemas de acidose, laminite, cetose e torção de abomaso. O produtor brasileiro é ávido por tecnologia, mas quase sempre é impossibilitado pela falta de mão de obra qualificada ou porque algumas tecnologias necessitam de investimento em infraestrutura e manejo. A vantagem do uso do Yea-Sacc ou dos pacotes com Yea-Sacc é que o produtor precisa apenas adicionar à ração, sal mineral, proteinado, etc e fornecer normalmente aos seus animais, sem necessidade de adaptação. Ou ainda, pedir ao fornecedor de núcleo, sal, concentrado que envie com o produto. Várias empresas já adotam essa tecnologia em sua linha normalmente ou sob pedido.

A partir do Yea-Sacc, a Alltech desenvolveu outros produtos, como o Milk-Sacc, que além do Yea-Sacc, possui microminerais orgânicos. Como funciona o produto e quais são os benefícios de sua utilização em gado de leite? Quando é indicado?

Amaury Valinote: Os pacotes de Yea-Sacc com outros produtos da Alltech visam auxiliar o produtor a proteger seus animais contra os diversos desafios que são submetidos e aumentar o aproveitamento do mesmo, reduzindo o custo de produção pela melhora na conversão alimentar. O Yea-Sacc entra neste pacote para prevenir a acidose, cetose, torção de abomaso, patologias relacionadas a distúrbios digestivos, além de melhorar o aproveitamento da dieta, mais leite com o mesmo alimento. Existem vários estudos concluindo que os Bioplex e o Sel-Plex (minerais quelatos e levedura enriquecida de selênio, da Alltech) melhorarm a resposta imune, diminuem a contagem de célula somática e reduzem problemas de casco. Outro pacote é o Milk-Sacc X que além das tecnologias mencionadas, conta com o Mycosorb (adsorvente de micotoxina natural) e o Bio-Mos (mananooligassacarídeo da Alltech) que ajudam a proteger os animais contra a contaminação alimentar de micotoxinas e contra patógenos intestinais que causam diarréia e redução da absorção de nutrientes. Estes produtos são indicados em todas as fases da produção, sendo sua eficiência mais acentuada em vacas nos diversos estágios de lactação, tanto à pasto quanto confinadas, e para novilhas em recria.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELTON MEZZALIRA

IPUAÇU - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/03/2021

Qual a dosagem do milk sacc x para vacas de leite?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures