ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maximizando o valor da fibra

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 24/04/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
Extraído de uma publicação científica de Guedes et al., CECAV-UTAD, Portugal, 2007

Um desafio dos atuais produtores de leite é otimizar a produção do rebanho através da maximização do valor da dieta.

Levucell®SC, levedura específica do rúmen, identificada e patenteada pela Lallemand Animal Nutrition, pode ajudar a melhorar a degradabilidade e digestibilidade da fibra na ração, o que aumenta a energia disponível no alimento (Energia Líquida de Lactação).

Fração da fibra alimentar: maior proveito no potencial para o leite

Fibras, ou parede celular da planta, contêm pectina, hemicelulose e lignina. Essas diferentes frações mostram vários graus de digestibilidade no rúmen (ver gráfico abaixo).

De fato, o maior fator de variação da digestibilidade alimentar (forragem ou ração...) é o conteúdo de lignina. Lignina é um componente indigerível que impede que os microorganismos do rúmen acessem as frações de celulose e hemicelulose das fibras.
 


Potencial leiteiro para várias forragens de acordo com a variabilidade de sua fração de degradabilidade da FDN



Levucell ®SC ajuda a maximizar o valor da sua dieta

Levucell®SC, levedura específica do rúmen, trabalha para melhorar a degradabilidade da fração FDN da fibra (hemicelulose, celulose e lignina), no caso de fibras muito digeríveis assim como de fibras de digestão moderada ou baixa, com alto teor de lignina.

Vários estudos científicos sobre os efeitos do Levucel®SC sobre a degradabilidade da FDN no rúmen têm mostrado médias de crescimento de 11% em rações completas.
Este efeito na degradabilidade da fração FDN da fibra foi muito examinado em 40 diferentes silagens de milho testadas em vacas fistuladas na Universidade de Portugal (Guedes et al., 2007) (Veja os resultados abaixo)

Efeito do Levucell®SC na degradação de FDN de 40 diferentes silagens de milho



Lucratividade do Levucell ®SC

O aumento da degradabilidade de FDN ligada à suplementação com Levucell®SC resulta em um direto ganho de energia metabolizável para o animal, que pode ser traduzida em energia líquida de lactação.

Por fim, a eficiência alimentar da dieta é melhorada.

Quando considerado unicamente o efeito do Levucell ®SC, o crescimento da produção de leite é +2 a 4% na média, equivalente a 200 a 400 litros extras de leite por lactação para uma vaca de 10.000 L.


Maximizando o valor da fibra: Modo de ação do Levucell ®SC

Levucell ®SC, levedura viva específica do rúmen, estimula a microflora fibrolítica do rúmen através da melhora das condições do rúmen (utilização de oxigênio residual, estabilização do pH do rúmen) e do fornecimento de alguns dos nutrientes essenciais ao desenvolvimento de sua microflora. Por sua vez, isso vai aumentar as atividades digestórias mecânicas e enzimáticas dos fungos do rúmen nos tecidos de plantas lignificadas. Como resultado, a fração digestível da fibra (hemicelulose e celulose) vai, assim, se tornar acessível para microorganismos específicos (veja o diagrama abaixo). Levucell®SC também melhora o valor das fração digestível através da estimulação do crescimento e fortalecimento das atividades da microflora celulolítica e hemicelulolítica.



Referências:

- Guedes, C.M., et al., 2007, Efeitos de uma levedura Saccharomyces cerevisae na fermentação ruminal e degradação da fibra de silagens de milho em vacas, Anim. Feed. Sci. Techno. (2007), doi: 10.1016∕j.anifeedsci.2007.06.037.
- Chaucheyras-Durand F. E Fonty G., 2002: Influência de uma levedura probiótica (Saccharomyces cerevisae CNCM I-1077) no colonização microbiótica e fermentações no rúmen de cordeiros recém-nascidos. Microb. Ecol. Health Dis., 14:30-36.
- Mosoni P., Chaucheyras-Durand F. et al., 2007, Quantificação em tempo real PCR de bactérias celulolíticas no rúmen de ovelha depois da suplementação de uma dieta com forragem com carboidratos facilmente fermentáveis: efeito de uma adição de levedura, Journal of Applied microbiology ISSN 1364-5072.

Para mais informações entre em contato pelo box abaixo:






0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures