ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gestor Leite realiza a primeira reunião de seus parceiros em Castro (PR)

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 10/12/2013

4 MIN DE LEITURA

0
0
Temas sobre melhoramento genético nacional foram o foco da reunião, que contou com o lançamento do ISB: Índice de Seleção Brasileiro

No dia 29 de novembro, ocorreu em Castro (PR) a primeira Reunião dos Parceiros do Gestor Leite, programa de melhoramento genético em bovinos leiteiros da CRV Lagoa. O evento foi palco de temas modernos e relevantes para o melhoramento animal e contou com a presença de produtores, pesquisadores, técnicos e representantes das associações das raças Holandesa e Jersey.

O melhoramento genético foi a pauta central do encontro, com apresentação de resultados práticos do programa Gestor Leite, interação entre os participantes e intenso debate sobre as tecnologias e suas utilizações no melhoramento animal.

A reunião foi aberta por Vladimir Walk, diretor-presidente da CRV Lagoa, que apresentou a visão e linha de trabalho do grupo CRV no Brasil e no mundo, enfatizando o foco na sustentabilidade e inovação voltados para o negócio leite.

Na sequência, o Dr. José Bento Sterman Ferraz (FZEA-USP) discorreu sobre a evolução do melhoramento genético no país, as últimas tecnologias em uso, bem como a visão e oportunidades de se conduzir um trabalho consistente de melhoramento em bovinos leiteiros.

Também participaram da reunião a Dra. Lenira El Faro (APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e do Prof. Dr. Rodrigo Junqueira Pereira (Grupo de Melhoramento Animal de Mato Grosso – UFMT), que apresentaram, respectivamente, os estudos e desenvolvimentos entre CRV Lagoa e APTA sobre o IEB (Índice Econômico Brasileiro) e o ISB (Índice de Seleção Brasileiro).

Ambos os índices são frutos de intensa pesquisa e têm o intuito de gerar informação genética relevante para o produtor brasileiro. “O IEB é um índice econômico que reflete em reais (R$) o potencial genético de um touro ou uma vaca para produção de leite, gordura e proteína, considerando as condições de ambiente nacionais e demandas da indústria brasileira por volume e componentes”, explica Raul Carneiro, gerente do Gestor Leite.

“Já o ISB, apresentado em primeira mão neste encontro, é um índice de seleção que acompanha as tendências globais para a raça holandesa em produção, conformação e saúde, com adequações para as necessidades dos produtores no Brasil. O ISB considera em sua composição o IEB, associado a frame, força leiteira, úbere, pernas e pés, fertilidade, CCS e longevidade”, acrescenta Carneiro.

Os resultados das ponderações desenvolvidas para o ISB surpreendem. O estudo demonstrou não apenas permitir melhor seleção de animais dentro das condições nacionais como otimizou resultados. “Diversas características de interesse passam a ter resposta superior a outros países com o ISB, como é o caso da fertilidade, que tem tendência de decréscimo genético na seleção de vacas de elevada produção. O ISB reduz a perda em fertilidade em 50% em relação aos principais países no mundo. Nos próximos dias apresentaremos detalhes ao mercado”, complementa Wiliam Tabchoury, gerente do departamento Leite da CRV Lagoa.

A parte da tarde englobou a apresentação de resultados do programa Gestor Leite e a interação entre palestrantes e participantes, com uma mesa redonda onde se discutiu desafios, necessidades e estratégias em melhoramento para os próximos anos.

“O grupo CRV se posiciona na liderança em melhoramento genético animal, totalmente focada e comprometida em agregar valor para o produtor. Nesse sentido, buscamos sempre trazer o que há de mais novo em tecnologias práticas que incrementem eficiência econômica de seu rebanho. Hoje foi dado mais um importante passo em direção à eficiência produtiva da pecuária leiteira nacional”, destaca Vladimir Walk.

Em 2013, o Gestor Leite ultrapassou a marca de 100 mil fêmeas geneticamente avaliadas. São gerados, além dos índices econômico e de seleção, valores genéticos para 26 características de produção, conformação e funcionalidade, utilizados em decisões estratégicas na seleção e acasalamentos de rebanhos, além de identificação de doadores e doadoras geneticamente superiores. Esse trabalho conta com a colaboração e parceria com empresas de software, instituições de pesquisa e a ABCBRH (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa) e suas filiadas.

Além dos resultados e discussões, também foram apresentadas ações já em desenvolvimento para 2014, como o desenvolvimento de avaliações genéticas para a raça Jersey em parceria com a ACGJB (Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil) e incrementos de recursos de dados, critérios de seleção, além de possibilidades para os próximos anos, alinhadas com as necessidades dos produtores.

Saiba mais sobre o encontro. Assista em primeira mão a reportagem de 4 minutos sobre o evento.




Sobre a CRV Lagoa


Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.







0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures