ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

DSM | Tortuga premia os vencedores do Programa Qualidade do Leite Começa Aqui!

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 04/11/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
Na noite do dia 22 de Outubro, durante a Agroleite 2015, a DSM | Tortuga realizou o jantar de comemoração e entrega de prêmios do “Programa Internacional Qualidade do Leite Começa Aqui!”, no belo moinho da Castrolanda. Neste ano, o Programa contou com a participação de 850 produtores, e um total de 58 mil vacas.

Por meio do programa, a DSM | Tortuga fortalece a sua parceria com os produtores de leite, através do estímulo ao trabalho em busca da qualidade exigida pela indústria leiteira. Pelos critérios de seleção do prêmio, a empresa reconhece que o leite com baixo teor de células somáticas, baixa contagem bacteriana e alto teor de sólidos tem maior rendimento industrial e, desta forma, está alinhada às práticas atuais de muitas plantas captadoras, que já adotam programas de remuneração maior pela qualidade. Neste sentido, os suplementos nutricionais com minerais orgânicos desenvolvidos pela DSM | Tortuga são excelentes ferramentas com feito no teor de sólidos e para controle da contagem de células somáticas.

Critérios de avaliação

Os produtores participantes são separados de acordo com a área geográfica, raça e volume de produção. Regionalmente, são nove áreas: Nordeste, Centro-Oeste / Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro / Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Cada uma das áreas deve ter um mínimo de dez participantes por raça (Holandês, Girolando e Jersey) e por volume de produção (até 1.000 litros/dia, de 1.001 l/dia a 3.000 l/dia e acima de 3.000 l/dia). Em âmbito regional, são classificados os primeiros de cada raça de acordo com os melhores resultados alcançados nos indicadores do programa.

O programa avalia, por raça, a melhor classificação de cada área geográfica para um julgamento nacional, sem considerar neste ponto o volume de produção, mas apenas os indicadores de qualidade do leite. Assim, cada área de abrangência terá um produtor de cada raça concorrendo nacionalmente com as demais regiões. Com foco na qualidade, os critérios de avaliação são rígidos. As informações a respeito da qualidade do leite são coletadas quinzenalmente, com ranking disponível em um hotsite do programa para acompanhamento online. Os testes são feitos em laboratórios reconhecidos ou pelas plantas captadoras.

Os vencedores:


O campeonato nacional considerou três raças diferentes (Holandês, Jersey e Girolando) independente do volume. Os produtores do leite de melhor qualidade, segundo os critérios de avaliação do programa, foram:

- Joaquim Fernando Semedo, de Pouso Alegre, MG (Holandês)
- Sílvio Batistela, de Realeza, PR (Jersey)
- Valderício Souza Dantas, de Nossa Senhora da Glória, SE (Girolando)

Os segundos colocados de cada raça foram:

- Helmut Rudolph Krebs, de Porto União, SC (Holandês)
- Simão Pedro Spolti Zornitta, de Tangará, SC (Jersey)
- Amadeu José de Rezende, de Bom Sucesso, MG (Girolando)

Fernando Sousa, Gerente da Categoria Leite da DSM | Tortuga, deu início ao discurso de premiação, comparando os produtores a heróis, pelas batalhas diárias que enfrentam. “Muitas vezes o produtor acha que o preço do leite é uma variável que ele não controla, e sim o mercado. Mas na verdade, 30% do preço recebido está nas mãos do produtor, que é justamente o pagamento por qualidade. E ele pode sim ter retorno sobre esse investimento na produção”, disse Sousa.

O gerente ressaltou que os minerais da DSM | Tortuga propiciam uma maior disponibilidade de micronutrientes, mantendo um ambiente ruminal mais saudável e, consequentemente, uma vaca mais saudável, produzindo leite com alto teor de sólidos durante a lactação. “O RumiStar, primeira enzima amilase lançada no mercado nacional, tem como função melhorar a disponibilidade de amido para a flora ruminal, resultando na produção de leite com maior teor de sólidos”, afirmou Fernando Sousa.

Rodrigo Costa, gerente técnico nacional de gado de leite da DSM | Tortuga, enfatizou que o programa vem mostrando melhorias e que a qualidade já alcançada está se mantendo. “A responsabilidade pela melhoria na qualidade do leite é, principalmente, do produtor. E com ações certas e bem desenvolvidas, os resultados acontecem e são persistentes”, afirmou.

Após a premiação, houve uma apresentação de dança típica Holandesa.

Equipe Leite Integral, com informações da DSM | Tortuga
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures