ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Castro: Em região próspera para o leite, fazenda serve de modelo para outros produtores

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 19/07/2013

4 MIN DE LEITURA

0
0
Crédito
MKT GrupoSimon

Ao rodarmos os quatro cantos deste Brasil, encontramos vários amigos e clientes Reafrio, mas alguns por sua cordialidade e fidelidade acabam tomando destaque. Esse é o caso do nosso amigo Mario de Araujo Barbosa. Cliente da Reafrio desde 2007, seu Mario está com 60 anos e dispõe de muita energia, pois divide seu tempo em várias tarefas, como a atividade leiteira, desenvolvida na Fazenda das Pedrinhas, em Castro, cidade do Paraná.


Produtor investe de forma constante em tecnologia e novos equipamentos

Castro é referência nacional na produção e qualidade do leite e genética de rebanho. O município, fundado em 1778, tem pouco mais de 65 mil habitantes e situa-se no primeiro planalto paranaense. O crescimento foi impulsionado pela Cooperativa Castrolanda, o que possibilitou a vinda de novos colonos para o Estado, entre eles, um grupo de famílias Holandesas que desembarcou no Rio de Janeiro em 1951.

Naquela época, às margens do rio Iapó, teve início a Colônia Castrolanda. Em uma área de 5 mil hectares, os imigrantes construíram estradas, moradias e estábulos para a produção de bovinos, sendo esses os primeiros passos da Cooperativa Castrolanda.

Com essas informações, entendemos melhor por que muitos agricultores migraram ou dividiram suas atividades tradicionais para a produção leiteira. Nosso amigo Mario, que está há 18 anos no ramo, recebe o pagamento com bonificações da cooperativa pelos 3.500 litros de leite que entrega diariamente. A qualidade do leite produzido levou o fazendeiro a angariar o quinto lugar na categoria, em avaliação realizada anualmente pela Castrolanda, no Dia do Pecuarista.

A produção do leite em sua fazenda está ligada diretamente com as boas práticas no manejo, mantendo todos os procedimentos protocolados de acordo com o que é exigido pelos auditores da qualidade. Quando há alguma inconformidade, a equipe da fazenda toma as devidas providências para eliminar o problema. “Nosso compromisso é entregar o leite até o caminhão com a máxima qualidade possível, e o resfriamento rápido do leite é um ponto muito importante neste processo”, ressalta o fazendeiro, que vem investindo de forma constante em equipamentos para a qualidade do leite.


Tanque de resfriamento é fundamental para que o leite chegue ao consumidor com o máximo de qualidade

Adequações na infraestrutura garantem qualidade na produção.

Com um crescimento anual de 20% nos últimos três anos, a Fazenda das Pedrinhas pretende chegar à produção de seis mil litros de leite ao dia em 2015. Quando alcançar esse patamar, Mario pretende estabilizar o crescimento quantitativo e investir na melhoria genética dos animais. Um dos motivos para isso é o espaço limitado. Segundo ele, no verão são destinados 40 hectares para a produção leiteira, já no inverno são 100 hectares. Além disso, a fazenda desenvolve agricultura e mantém uma reserva legal de 90 hectares, onde é possível integrar gado de corte e reflorestamento de eucaliptos.

No total, são 250 animais – 120 deles em lactação, com média de 30 litros por animal. Mario optou por semiconfinamento, onde os animais comem no cocho, mas pernoitam no pasto. A fazenda divide os animais por lote, sendo assim, no lote 01 ficam os animais de alta lactação, que recebem dieta completa e são soltos no pasto para pastoreio e descanso. No lote 02 ficam os animais recém-paridos, de baixa produção e aqueles em tratamento, com dieta própria. Periodicamente é realizada a pesagem do leite produzido quando os animais são readequados nos lotes.

Vale ressaltar, também, a preocupação com a destinação correta dos dejetos dos animais. A fazenda conta com fossa que capta o esterco dos animais, o qual posteriormente é distribuído nas áreas agrícolas.


Mário de Araújo Barbosa (à esquerda), recebe o representante José Gilberto da Costa, da empresa Casa da Vaca, de Castro (PR). O produtor fez questão de apresentar à Reafrio o espaço reservado para receber os amigos e familiares

A Propriedade utiliza inseminação artificial no rebanho

A inseminação artificial é realizada por funcionários da fazenda, a escolha do touro utilizado passa por processo de avaliação das características de importância econômica, saúde, composto de úbere e pernas e produção de sólidos. O que está ocorrendo, em alguns casos, é a transferência de embriões, uma técnica recente, aplicada de forma gradativa. Com a filha e o genro de seu Mario atuando como veterinários, a propriedade acaba sendo um modelo, pois sempre são testadas novas técnicas. A inseminação é feita em animais a partir de 14 meses, com sêmen sexado, o que garante 95% de fêmeas. Até alcançar a idade para a inseminação, o animal passa por cinco estágios de lotação, cada um deles com uma dieta diferente. Quando nasce um macho, o animal é descartado. O critério de desmame á aos 60 dias ou 90 quilogramas de peso vivo.

O processo de secagem do animal em lactação inicia-se entre 45 a 60 dias antes da vaca parir. No período de três semanas que antecede o parto a vaca ganha uma ração especial. “Acontece de ficar uma semana sem parto, como pode acontecer de ter três partos em um único dia. Normalmente é tranquilo, mas em alguns casos precisamos de auxílio”, comenta o fazendeiro. Na fazenda, o antigo chiqueiro passou por reformas e virou bezerreiro. A maioria dos bezerros é da raça holandesa preto e branco e mestiças de pardo-holando. A reposição, que chega a 30 animais por ano, é toda feita com animais da própria fazenda e eventualmente adquirido animal com genética melhor.


  Produção leiteira da fazenda teve crescimento de 20% nos últimos três anos


Para mais informações, entre em contato pelo box abaixo: 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures